sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Exclusivo


Rodrigo Munari defende a música popular
Luis Bacedoni para o Jornal O CORREIO

O cantor gaúcho Rodrigo Munari, 34 anos, que integra a dupla Enzo e Rodrigo, saiu em defesa, nesta sexta-feira, em Cachoeira do Sul, da música sertaneja. Durante visita à cidade, onde esteve na companhia do amigo, o empresário cachoeirense, Auri Marques, Rodrigo analisou o bom momento da dupla, projetada nacionalmente pela novela global Paraíso, que encerrou nesta sexta-feira.

No penúltimo capítulo da trama de Benedito Ruy Barbosa, exibido quinta-feira pela Rede Globo,

Enzo e Rodrigo fizeram uma participação especial, como cantores regionais da Rádio "A Voz do Paraíso." Em visita ao Jornal O CORREIO, o cantor disse que o estilo sertanejo e a novela das seis foram uma receita que deu certo. Ele deixou claro que a maior parte dos críticos, que detonam o estilo musical, é formada por cantores frustrados.

Rodrigo, que por sete anos, integrou o grupo Os Serranos, declarou que a música que ele e Enzo fazem não pode ser classificada como sertaneja. "Isso é incógnita," completou. Para cantor, a expressão que melhor se aplica ao estilo deles seria "música popular.

Ao falar de seu trabalho na TV, Rodrigo disse que foi uma experiência inesquecível ver todo o elenco da novela da seis emocionar-se no encerramento das gravações da trama. "Eu fiquei impressionado de estar ali, no Projac, com talentos como Mauro Mendoça, Cássia Kiss e o cantor Daniel, que completamente tomados pela emoção," relatou Rodrigo. A música carro-chefe do CD "Ao vivo na Terra dos Ventos," intitulada "Traz de volta a minha vida," emplacou nacionalmente, ao integrar a trilha sonora de Paraíso.

Ao comentar a ausência do parceiro, Enzo, Rodrigo deixou claro que "o bonito da dupla não veio a Cachoeira do Sul.


CD "Ao vivo na Terra dos Ventos" é o quarto de Enzo e Rodrigo, que completarão oito anos de carreira. O álbum foi gravado em Osório, terra dos dois irmãos. A capa do CD é ilustrada com o parque eólico, um dos símbolos do município


Rodrigo contou que a música que estourou na trilha da novela da seis, surgiu de uma composição feita pela ex-namaroda carioca, Mariana Pinheiro. O cantor disse que fez apenas alguns ajustes na letra e "Traz de volta a minha vida" acabou indo para as paradas. A dupla gaúcha já possui também um DVD no mercado.


Dono de uma voz poderosa, Rodrigo consegue dar vida às composições, conforme alguns críticos. Para ele, no entanto, o que importa é cantar com emoção. "Sabe o que Jimi Hendrix e Mano Lima têm em comum? Eles sobem no palco com o brilho nos olhos,e tocam com verdade."


O cantor confessou-se fã de Djavan. Disse que admira a história de vida do cantor baiano, que precisou derrubar barreiras, mas nunca "vendeu" seu talento. Rodrigo contou que muita gente procuram os intérpretes para oferecer composições, mas que é preciso critério para não se deixar levar pelas ofertas. O que importa é cantar com a verdade.


Como dupla, Enzo e Rodrigo nunca se apresentaram em Cachoeira do Sul. Enzo esteve no município em diversas oportunidades, acompanhando o grupo Tchê Barbarida, em bailes e fandangos. Rodrigo deixou claro, no entanto, que ainda pretende cantar em Cachoeira do Sul, cidade da qual gostou. Ele esteve também an Rádio Fandango AM, onde concedeu entrevista a Augusto César, no programa A Tarde é um Show.

Nenhum comentário: